Resumo:
Nossa proposta é sugerir ferramentas digitais e materiais paradidáticos de acesso livre, para que professores façam uso no campo da educação Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente. Pretendemos estimular a problematização de questões sociocientíficas controversas em centenas de escolas públicas localizadas nos municípios minério-dependentes, e nos que foram atingidos pelos desastres de rompimento de barragens. Para isso, sugerimos práticas educativas para contextualizar o cenário dos riscos das barragens de disposição de rejeitos da mineração, em relação à realidade da escola, com o uso de geotecnologias disponíveis no webgis Atlas Digital Geoambiental e no software Google Earth. Além disso, apresentamos o espaço interativo denominado “Histórias e Mapas” direcionado aos professores, para fomentar discussões e análises sobre os ecossistemas ferruginosos, ambientes raros e ameaçados, mas ao mesmo tempo, negligenciados no ensino de Ciências da Natureza.
Palavras-chave: Cidadania territorial. Educação CTSA. Geotecnologias. Minério-dependência. Rompimento de barragem.
Periódico: Revista Brasileira de Educação Básica
Citação: CARMO, F. F. ; KAMINO, LUCIANA HIROMI YOSHINO ; CARMO, F. F. ; SILVA, I. O. ; TOBIAS JUNIOR, R. ; CARMO, V. S. . Usos de ferramentas digitais na escola para abordar controvérsias da mineração. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, v. 1, p. 1-13, 2022.