O Instituto Prístino iniciará 2022 com o desenvolvimento de um relevante projeto de conservação: o Projeto Onças do Rio Doce, cujo Termo de Compromisso para execução foi firmado em 14 de dezembro de 2021.
O Projeto Onças do Rio Doce
O Projeto será realizado em parceria com professores da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). O coordenador técnico é o professor Dr. Fernando Cesar Cascelli de Azevedo com a colaboração da professora Dra. Cynthia Elisa Widmer de Azevedo.
Objetivos
O principal objetivo é promover a conservação dos carnívoros silvestres do Parque Estadual do Rio Doce (PERD), principalmente a onça-pintada (Panthera onca). Isto será feito através do monitoramento do tamanho de suas populações e da detecção de possíveis ameaças e fatores que possam influenciar o uso do ambiente por estes animais.
A partir do desenvolvimento das atividades do projeto, esperamos conscientizar a população local e regional e os visitantes do PERD sobre os carnívoros, suas presas e as principais ameaças. Esperamos que os resultados auxiliem na gestão do parque e na proposição de políticas públicas. Esperamos também avaliar possíveis mudanças ou flutuações ao longo do tempo nos registros das populações de mamíferos de médio e grande porte.
Assinatura do Termo de Compromisso
O Termo de Compromisso para o início da execução do projeto foi assinado no último dia 14 de dezembro, durante o evento de lançamento da plataforma Novo Semente. A plataforma é uma iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio das Promotorias de Defesa do Meio Ambiente (Caoma), em parceria com o Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMais). Seus objetivos principais são a garantia de mais Segurança Jurídica e transparência na contemplação, gestão e monitoramento de projetos custeados por medidas compensatórias ambientais. Clique aqui e saiba mais!