Data07/12/2020
Simpósio “Desafios na conservação de plantas raras: o caso das espécies de Dimorphandra”

O Instituto Prístino é um dos organizadores do Simpósio “Desafios na conservação de plantas raras: o caso das espécies de Dimorphandra.”

O evento será virtual e transmitido pelo canal “Flora em debate” no YouTube, e ocorrerá entre os dias 07 e 10 de dezembro de 2020, de 14:00 às 16:30.

As inscrições são gratuitas e garantem certificado de participação. A programação e as informações sobre todas as palestras estão disponíveis no site: https://floraemdebate.wixsite.com/floraemdebate.

As espécies de Dimorphandra, popularmente conhecidas como faveiros, ocorrem em várias regiões do Brasil. Três delas, o Faveiro-de-Wilson, o Faveiro-da-Mata e o Faveiro-do Campo, estão especialmente ameaçados de extinção na região central de Minas Gerais. Esta ameaça se deve, principalmente, à crescente conversão de áreas naturais em pastagens, à competição com espécies invasoras, à expansão de áreas urbanas e ao uso indiscriminado do fogo na região Central de Minas Gerais. Além disso, estas árvores possuem grande vulnerabilidade às mudanças climáticas globais. Estas belas espécies podem ter de médio a grande porte, e apresentam inflorescências amarelas, que são polinizadas por pequenos insetos, principalmente abelhas, e seus frutos servem de alimento para várias espécies animais.

O simpósio “Desafios na conservação de plantas raras: o caso das espécies de Dimorphandra” pretende divulgar o conhecimento sobre estas espécies e discutir as dificuldades de projetos de conservação da flora.