HISTÓRIAS E MAPAS

Você pode mudar para melhor nossa realidade socioambiental.
Para te ajudar, vamos contar histórias incríveis baseadas em dados consistentes sobre os ecossistemas, lugares e ambientes raros e ameaçados, mas ao mesmo tempo, negligenciados no ensino de Ciências da Natureza e Humanas.

Sobre o espaço interativo Histórias e Mapas

Este espaço interativo e gratuito pretende levar até você, leitor, temas, regiões, histórias e saberes relacionados a questões socioambientais que estão presentes em nosso convívio, mas que costumam passar despercebidos. O Espaço Histórias e Mapas visa aproximar o conhecimento científico do conhecimento popular. Com isso, queremos criar pontes! Por isso, convidamos a todos que, de alguma forma, se sintam interessados pelos assuntos que vamos explorar que utilizem, acompanhem e contribuam.

Gostaríamos de fazer um convite especial e particular a todas as educadoras e educadores para conhecer e utilizar este espaço durante a preparação de suas aulas. Todas as histórias disponibilizadas aqui são elaboradas de acordo com algumas habilidades estipuladas pela Base Nacional Comum Curricular-BNCC para ajudar as educadoras e educadores a lidar com os temas em sala de aula.

Quando você estiver imerso em cada história, forneceremos informações confiáveis baseadas em dados e evidências científicas, promovendo a consciência socioambiental, o posicionamento ético acerca do cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. Você vai encontrar conteúdos para o desenvolvimento do raciocínio espacial na utilização de mapas, do raciocínio espaço-temporal, para o exercício da cognição, do contexto, da crítica sistemática à ação humana, às relações sociais e de poder e a produção de conhecimentos e saberes.  Através destes enredos, você poderá identificar, comparar e explicar as interações humanas na natureza e na sociedade, estimular a curiosidade e propor ideias e ações que contribuam para as mudanças espaciais, sociais e culturais, além de estimular a formação ética, a valorização dos direitos humanos, o respeito ao ambiente e à coletividade.

Conheça as histórias, navegue, explore e compartilhe.

Introdução ao misterioso mundo das montanhas de ferro

Existe um ambiente surpreendente, abrigo para milhares de espécies, provedor de mananciais, e tão ameaçado que foi inspiração para vários poemas de Carlos Drummond de Andrade! No episódio 1 apresentamos algumas informações iniciais sobre as montanhas de ferro para te ajudar a pensar em temas de aula.

Cadastre-se agora e receba atualizações sobre novas Histórias e episódios

Ao se cadastrar, você passará a ser avisado quando publicarmos novas histórias, episódios, materiais e conteúdos gratuitos que enriquecerão sua experiência pedagógica, técnica e pessoal!

Geo e Biodiversidade

A compreensão de que ambientes ferruginosos antigos e complexos favorecem o endemismo de espécies e a provisão de serviços ambientais como a recarga e reserva de água é fundamental para a discussão sobre a  importância da conservação da natureza e do uso racional dos recursos naturais. O Episódio 2 detalha estes processos através de dados científicos.

Histórias dos usos e apropriação humana das montanhas de ferro

Os seres humanos, desde as populações indígenas originárias, passando pelos invasores europeus até os dias atuais, vivenciaram e utilizaram estes ambientes. Neste episódio vamos contar histórias de culturas, tragédias e violências através do Patrimônio Cultural existente nos ambientes ferruginosos!

Demanda global e degradação local

 A abordagem articulada das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais são fundamentais no processo educativo. O quarto episódio vai mostrar que, quanto mais se exporta minérios, maiores são os danos socioambientais e as perdas de ecossistemas ferruginosos nos municípios minerados.

Políticas públicas e ações de Educação Ambiental

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis para a difusão dos direitos humanos, da consciência socioambiental e do consumo responsável são habilidades que o professor deve estimular. Neste episódio, trazemos algumas propostas e informações para auxiliar nas atividades e estimular a  participação popular!

Receba informações sobre novas histórias!

Basta clicar no botão abaixo e informar seu nome e endereço de e-mail

Sabia que você pode contribuir neste e em outros Projetos?

Você pode

  • contribuir com desenvolvimento de outras histórias;
  • colaborar para que possamos atingir mais professores e educandos;
  • ajudar a intensificar nossas pesquisas; 
  • melhorar cada vez mais a qualidade do material que oferecemos gratuitamente
  • e muito mais!!!

Conheça o Instituto Prístino e as diferentes formas com que você pode contribuir. Clique em saiba mais e colabore!