DEIXE SEU E-MAIL PARA MAIS NOVIDADES

Instituto Prístino e Prefeitura Municipal de Rio Pardo de Minas firmam Termo de Cooperação para execução de Projeto de Educação Ambiental

Durante o ano de 2019, o Projeto Piloto de Educação Ambiental na Escola Municipal Gerino Ferreira Costa, localizada no Povoado de Nova Aurora, Município de Rio Pardo de Minas, trouxe resultados muito interessantes e construtivos. Com o apoio didático e executivo da Direção da escola e das professoras, foram realizadas diversas atividades, palestras e rodas de conversa com alunos dos ensinos infantil e fundamental. Estas ações trataram do contexto ambiental do Vale do Rio Peixe Bravo e Pardo.

Diversos produtos foram realizados e os alunos demonstraram conhecimentos e habilidades próprias para identificar as principais questões ambientais nas comunidades em que vivem e para encontrar soluções locais para eventuais problemas detectados.No fim do ano de 2019, participamos da Feira do Conhecimento, Ciência e Cultura, realizada conjuntamente entre as escolas municipal e estadual. Nela pudemos observar os resultados das atividades realizadas e os produtos gerados pelos alunos.

Foi um evento incrível, em que professores e alunos apresentaram poemas, danças, histórias, cultura das comunidades e demonstraram habilidades e conhecimentos do meio ambiente em que vivem. Na mesma oportunidade, pudemos conversar com os estudantes a respeito do trabalho que desenvolveram. A seguir, apresentamos algumas fotos desse evento inesquecível.

 

Instalação pedagógica representando o Rio Peixe Bravo, os benefícios que traz para as comunidades e sua cultura.


Maquete demonstrando uma das questões ambientais levantadas pelos alunos: a ocorrência de queimadas da vegetação nativa.


A cultura do eucalipto está arraigada nos modos de vida das comunidades, o que fez com que fosse lembrado em maquetes que demonstram uma das principais atividades econômicas da região.


As tradições culturais e a história das comunidades também foi retratada por meio de maquetes durante a feira de cultura.


Durante o evento, pudemos conversar com os estudantes sobre o desenvolvimento do projeto ao longo do ano de 2019.

 

Diante destes resultados, em trabalho conjunto com a Direção da escola e de moradores da comunidade, foi definido um novo projeto para o ano de 2020 voltado aos ensinos infantil e fundamental, cuja proposta foi formalizada com a Prefeitura de Rio Pardo de Minas mediante assinatura de Termo de Cooperação. O Termo é balizado por um plano de trabalho que prevê a realização de atividades didáticas, oficinas, uma ação de capacitação e elaboração de material de apoio, em conformidade com o currículo escolar e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo do projeto é produzir ações de Educação Ambiental vinculadas ao currículo escolar na E.M. Gerino Ferreira Costa, na região do Vale do Rio Peixe Bravo, município de Rio Pardo de Minas/MG.

A execução de ações de Educação Ambiental na região proporcionará o desenvolvimento de habilidades relacionadas à BNCC, com a participação dos atores envolvidos na identificação dos problemas e assuntos ambientais de interesse, assim como permitirá a vocalização dos valores, ambientes e histórias locais. Tal perspectiva oferece aos envolvidos a possibilidade de protagonizar os processos de construção do conhecimento e buscar por soluções aos problemas ambientais por eles identificados. Este processo instrumentalizará a escola com mais conteúdo, materiais e atividades relacionadas ao meio ambiente local.

Estas atividades estão direcionadas à produção de conteúdos pelos alunos e professoras, para divulgação dos resultados em canais digitais próprios, como nas redes sociais da escola.

Como parte deste termo, no mês de fevereiro de 2020 foi realizada a primeira reunião preparatória na escola, com objetivo de entender as demandas e expectativas locais para o novo projeto, assim como acordar as diretrizes a serem seguidas. Com a Pandemia da Covid-19, deflagrada no Brasil em março, e o consequente isolamento social, as atividades continuam, porém, à distância até que se normalize a situação. A primeira atividade do projeto já foi enviada no início de abril para os alunos fazerem em casa e, no momento, estamos preparando a segunda atividade, cuja execução está prevista para o mês de maio.

Professoras e Direção da E.M Gerino Ferreira Costa e equipe do Instituto Prístino após reunião preparatória realizada em fevereiro de 2020.

A realização deste projeto formalizado junto à Prefeitura Municipal vai proporcionar o protagonismo dos alunos na identificação dos assuntos e problemas ambientais de interesse, assim como evidenciar valores, ambientes e histórias locais.

Veja o vídeo que publicamos recentemente no Instagram e Youtube, contando um pouco de nossa experiência com o projeto piloto e nossas expectativas para o ano de 2020!

https://www.youtube.com/watch?v=_kzQlc5ZwXc&t

https://www.instagram.com/tv/B-FPRNDD4UD/