DEIXE SEU E-MAIL PARA MAIS NOVIDADES

PARNA Gandarela e a elaboração do seu Plano de Manejo

Autora: Nathália Alves – ICMBio*

Você conhece o Parna Gandarela? 

O Parque Nacional (PARNA) da Serra do Gandarela é uma Unidade de Conservação (UC) criada em outubro de 2014 após grande mobilização da sociedade civil organizada. Ele protege um importante conjunto de exuberantes serras, rios e cachoeiras, com diferentes formações típicas da  Mata Atlântica e do Cerrado. Também, abrigando espécies de fauna e flora raras e ameaçadas. Além disso, no Parque existem importantes áreas de recargas de aquíferos, cobertas pelas cangas ferruginosas, que contribuem para o abastecimento de Belo Horizonte e parte de sua região metropolitana. O ICMBIO vem, desde 2018, planejando, e desde 2019, realizando atividades para a elaboração do Plano de Manejo do PARNA Gandarela.

Como em toda Unidade de Conservação, o território é bastante dinâmico e as pressões sobre os recursos tendem a aumentar nos dias atuais. Isto impõe urgência no avanço da implementação e dos instrumentos de planejamento da Unidade. A gestão desse patrimônio é tarefa complexa e desafiadora.

Plano de Manejo e Unidades de Conservação 

Nesse contexto, os planos de manejo (PMs) são ferramentas essenciais para garantir a efetividade das UCs no desafio de manutenção da biodiversidade. Podemos dizer que são o principal instrumento norteador para que uma UC atinja seus objetivos de criação e consequentemente, sua razão de existir.

 

É neste documento técnico que é estabelecido o zoneamento e as normas para o uso dos bens naturais da Unidade de Conservação. É também durante esse processo de elaboração que se pode estabelecer a Zona de Amortecimento, área no entorno da UC responsável por minimizar os impactos das atividades que ocorrem fora dela.

Planejamento e elaboração do Plano de Manejo do PARNA Gandarela

O PARNA Gandarela vem, desde 2018, planejando a elaboração do seu Plano de Manejo que já tinhadata marcada para acontecer: em maio de 2020. No entanto, o processo precisou ser suspenso por conta da pandemia da COVID-19. A equipe da Unidade permaneceu nos trabalhos possíveis de serem feitos remotamente como refinamento de dados, análises sobre o território e produção de documentos que serão essenciais para o processo.

Importante destacar que esse é um processo que visa assegurar a participação efetiva dos diversos atores que têm relação com a UC. No caso do Gandarela, essa participação se deu desde a criação de um Grupo de Trabalho no âmbito do Conselho Consultivo do Parque específico para a discussão do tema, passando por workshop científico realizado em 2019. O Workshop contou com a participação de vários pesquisadores, incluindo a equipe do Instituto Prístino, e com preciosas contribuições que embasarão tomadas de decisão quanto ao zoneamento da Unidade. Veja como foi clicando nas imagens abaixo:

Mais além, as reuniões com as comunidades do entorno do Parque serão retomadas a partir de maio. Essas reuniões são essenciais para o estabelecimento de uma Zona de Amortecimento que não inviabilize as atividades realizadas por seus moradores. Ao fim deste processo, ocorrerá a elaboração do Plano propriamente dita. A elaboração está prevista para acontecer em novembro de 2022, e contará com a presença de aproximadamente 25 participantes que discutirão ao longo de uma semana a construção dessa importante ferramenta de gestão.

Saiba mais:

*Este texto integra o Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre ICMBio/PARNA Gandarela e Instituto Prístino