Assessing Atlantic cloud forest extent and protection status in southeastern Brazil

O presente estudo teve como objetivo mapear a distribuição potencial das florestas nebulares na Serra da Mantiqueira, em domínio fitogeográfico da Mata Atlântica; comparar com a distribuição real e avaliar o status de proteção desta fitofisionomia. Para tanto, foi utilizada uma combinação de modelos preditivos de distribuição geográfica e técnicas de sensoriamento remoto. Para distribuição potencial utilizaram-se combinações de três algoritmos e diferentes variáveis ambientais, tais como: climáticas, hidrometeorológicas, topográficas e variáveis relacionadas às névoas. Após análises, foi observado que o uso combinado de modelagem de distribuição preditiva e observações de sensoriamento remoto gerou um mapeamento satisfatório sobre a extensão da floresta nebular ao longo da área de estudo. Sendo que a maior parte da área encontra-se protegida em Unidades de Conservação de Uso Sustentável. Os resultados reforçam a necessidade de atribuir alta prioridade de conservação à Serra da Mantiqueira e de criar uma Unidade de Conservação de Proteção Integral.
Clique aqui para baixar o artigo completo!


Autores:

Patrícia Vieira Pompeu, Marco Aurélio Leite Fontes, Mark Mulligan, Inácio Thomaz Bueno, Marinez Ferreira de Siqueira, Fausto Weimar Acerbi Júnior, Luciana Hiromi Yoshino Kamino, Maarten J. Waterloo, L.A. Bruijnzeel.


Publicação

Journal for Nature Conservation, Volume 43, 2018, Pages 146-155, ISSN 1617-1381, https://doi.org/10.1016/j.jnc.2018.04.003