NOSSA MISSÃO
O Instituto Prístino é uma pessoa jurídica de direito privado sem fins econômicos criado com a missão de desenvolver pesquisas direcionadas em inventariamento, conservação e uso racional do patrimônio natural e ações educativas e de socialização do conhecimento.
Para isso, nossa equipe de pesquisadores realiza diagnósticos ambientais, modelagem da paisagem e desenvolvemos métodos de análise sempre a partir de uma abordagem geoecossistêmica, principalmente em áreas que apresentam megadiversidade biológica, cultural, geológica e histórica. O Instituto Prístino também desenvolve atividades de apoio técnico, de educação ambiental e de capacitação para instituições públicas no Estado de Minas Gerais, Brasil.
Divulgamos o conhecimento científico para a sociedade com o objetivo de promover a discussão sobre a necessidade de conservar áreas que fornecem serviços ambientais, abrigam biodiversidade, geodiversidade e sítios do patrimônio cultural.
NOSSO TRABALHO
NOSSA VISÃO
O Instituto Prístino concentra seus esforços para ser reconhecido pela sociedade como uma organização que executa ações de pesquisa, capacitação, socialização do conhecimento e educação ambiental crítica, que visam contribuir com a conservação e valorização do patrimônio natural e cultural coletivos.
NOSSA HISTÓRIA
O nome do Instituto foi inspirado no vocábulo “Prístina”, que descreve uma paisagem natural intocada, bucólica, sem interferência humana, na qual seus atributos naturais se expressam de maneira plena.
Os fundadores do Instituto Prístino já desenvolviam projetos de pesquisa em áreas com elevada diversidade biológica; ricas em espécies raras e endêmicas; importantes sítios espeleológicos e arqueológicos; e ameaçadas.
O Instituto Prístino possui uma equipe multidisciplinar formada por pesquisadores, técnicos e colaboradores, incluindo pós-graduandos, mestres e doutores.
Nosso símbolo foi inspirado em uma geoforma ferruginosa localizada na região de Ouro Preto, Quadrilátero Ferrífero, conhecida como “Pedra do Vigia”. A figura ao lado descreve a estrutura de nossa logomarca.
No inicio do século passado, o naturalista mineiro Álvaro Astolfo da Silveira já destacava, em suas incríveis publicações, a importância da Pedra do Vigia como registros de fatos históricos, como o uso como abrigo/esconderijo que os quilombolas faziam da geoforma. Atualmente, a Pedra do Vigia integra um conjunto paisagístico tombado pelo município de Ouro Preto e o Instituto Prístino colaborou com informações que integraram a análise do tombamento.
Equipe
Conheça nossa equipe
Caroline Pepinelli dos Santos
Graduanda em Ciências Biológicas – Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui experiência na área…
Daniel Fernandes de Figueiredo Silva
Graduando em Ciências Biológicas – Bacharelado pela UFMG. Internacionalista formado pela PUC Minas, Pós graduando…
Dayane Caroline Freitas Carvalho
Geógrafa e Mestre em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais pelo Instituto de Geociências da UFMG…
Eliene Barbosa de Oliveira
Bacharel em Direito pela Faculdade Batista de Minas Gerais ( BH/MG – 2018); Especialização em Contabilidade…
Felipe Fonseca do Carmo
Biólogo e Mestre em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem…
Flávio Fonseca do Carmo
Doutor e Mestre em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre da UFMG, Bolsista CNPq de doutorado no mesmo…
Ítalo Colins Alves
Mestre em Modelagem Matemática e Computacional pelo CEFET/MG (2007), graduado em Estatística pela UFMG (1995)…
Jeanine Marie Baraillon
Graduada em Comunicação Social: Relações Públicas, Unicentro Newton Paiva, 1985…
Lara Liz Marques Peixoto e Souza
Leonardo Mateus Pfeilsticker de Knegt
Geógrafo e Mestre em Geografia e Análise Ambiental pela UFMG. Possui experiência em geoprocessamento e análise ambiental…
Luciana Hiromi Yoshino Kamino
Pós-doutora, Doutora e Mestre em Biologia Vegetal pela UFMG (2015/2009/2002) e graduação em Ciências Biológicas …
Rogério Tobias Junior
Doutorando em Antropologia na linha de pesquisa Arqueologia Pré-Histórica pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia da FAFICH/UFMG …
Yasmin Maíra Alvarenga
Pós-graduada em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2017); Bacharela em…
Se inscreva e receba as melhores informações
Contribua