NOSSA MISSÃO

O Instituto Prístino é uma pessoa jurídica de direito privado sem fins econômicos criado com a missão de desenvolver pesquisas direcionadas em inventariamento, conservação e uso racional do patrimônio natural e ações educativas e de socialização do conhecimento.

Para isso, nossa equipe de pesquisadores realiza diagnósticos ambientais, modelagem da paisagem e desenvolvemos métodos de análise sempre a partir de uma abordagem geoecossistêmica, principalmente em áreas que apresentam megadiversidade biológica, cultural, geológica e histórica. O Instituto Prístino também desenvolve atividades de apoio técnico, de educação ambiental e de capacitação para instituições públicas no Estado de Minas Gerais, Brasil.

Divulgamos o conhecimento científico para a sociedade com o objetivo de promover a discussão sobre a necessidade de conservar áreas que fornecem serviços ambientais, abrigam biodiversidade, geodiversidade e sítios do patrimônio cultural.

NOSSA VISÃO

O Instituto Prístino concentra seus esforços para ser reconhecido pela sociedade como uma organização que executa ações de pesquisa, capacitação, socialização do conhecimento e educação ambiental crítica, que visam contribuir com a conservação e valorização do patrimônio natural e cultural coletivos.

NOSSA HISTÓRIA

O nome do Instituto foi inspirado no vocábulo “Prístina”, que descreve uma paisagem natural intocada, bucólica, sem interferência humana, na qual seus atributos naturais se expressam de maneira plena.

Os fundadores do Instituto Prístino já desenvolviam projetos de pesquisa em áreas com elevada diversidade biológica; ricas em espécies raras e endêmicas; importantes sítios espeleológicos e arqueológicos; e ameaçadas.

O Instituto Prístino possui uma equipe multidisciplinar formada por pesquisadores, técnicos e colaboradores, incluindo pós-graduandos, mestres e doutores.

Nosso símbolo foi inspirado em uma geoforma ferruginosa localizada na região de Ouro Preto, Quadrilátero Ferrífero, conhecida como “Pedra do Vigia”. A figura ao lado descreve a estrutura de nossa logomarca.

Significados da logomarca do Instituto Prístino

No inicio do século passado, o naturalista mineiro Álvaro Astolfo da Silveira já destacava, em suas incríveis publicações, a importância da Pedra do Vigia como registros de fatos históricos, como o uso como abrigo/esconderijo que os quilombolas faziam da geoforma. Atualmente, a Pedra do Vigia integra um conjunto paisagístico tombado pelo município de Ouro Preto e o Instituto Prístino colaborou com informações que integraram a análise do tombamento.

Imagem Pedra do Vigia Prístino

A Pedra do Vigia, Ouro Preto, MG. Destaque para o imenso bloco de itabirito tombado. Foto: Instituto Prístino.

Equipe

Conheça nossa equipe

Camila de Oliveira Gonçalves

É bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (2017) e atua na área de Marketing Digital,…

Camila de Oliveira Gonçalves

É bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (2017) e atua na área de Marketing Digital, analisando métricas e desenvolvendo estratégias quem têm como objetivo viabilizar a produção de conteúdo direcionado e relevante para auxiliar a divulgação nos canais digitais. Experiência em edição editorial, edição multimídia, diagramação e design gráfico.
Currículo

Eliene Barbosa de Oliveira

Bacharel em Direito pela Faculdade Batista de Minas Gerais ( BH/MG – 2018); Especialização em Contabilidade…

Eliene Barbosa de Oliveira

Bacharel em Direito pela Faculdade Batista de Minas Gerais ( BH/MG – 2018); Especialização em Contabilidade Decisorial com ênfase em Controladoria – Faminas ( Muriaé-MG – 2015); Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Ampla experiência em gestão administrativa e financeira de projetos.

Currículo

Eric Oliveira Pereira

Doutor em Geografia, área de concentração Análise Ambiental, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018),…

Eric Oliveira Pereira

Doutor em Geografia, área de concentração Análise Ambiental, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018), Mestre em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014) e graduado em Geografia (2011) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalhou como Analista de Geoprocessamento na empresa Axxiom S.A. do grupo CEMIG (2012). Principais temas de atuação: cartografia, geoprocessamento, análise espacial, sensoriamento remoto, conservação da natureza e webgis.
Currículo

Fábio Sebastião Duarte de Melo

Mestre em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais pelo Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear…

Fábio Sebastião Duarte de Melo

Mestre em Ciência e Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais pelo Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear – CDTN (2006) e graduação em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Experiência na área de Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: impacto ambiental, preservação ambiental, monitoramento de qualidade das águas, índice de qualidade das águas e contaminação. Realização de vistorias, perícias, fiscalização ambiental e elaboração de relatórios e pareceres técnicos.  

Currículo

Felipe Fonseca do Carmo

Biólogo e Mestre em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem…

Felipe Fonseca do Carmo

Biólogo e Mestre em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Biologia da Conservação, com ênfase em conservação de ecossistemas subterrâneos. Atua em projetos de Geoconservação de sistemas ferruginosos (cangas) e Educação Ambiental. Coordenador de Educação Ambiental e Divulgação Científica.  
Currículo

Flávio Fonseca do Carmo

Doutor e Mestre em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre da UFMG, Bolsista CNPq de doutorado no mesmo…

Flávio Fonseca do Carmo

Doutor e Mestre em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre da UFMG, Bolsista CNPq de doutorado no mesmo programa. Biólogo formado pela UFMG – CRBio 57486/04-D. Desenvolve projetos em Geoconservação de Áreas Metalíferas, Diagnóstico Ambiental e Ecologia Vegetal em Sistemas Rochosos. Atua em Programas de Gestão Pública Ambiental. Organizador de um livro sobre diversidade florística das cangas no Quadrilátero Ferrífero. Autor de 09 artigos publicados em periódicos internacionais e nacionais, 05 capítulos de livros e dezenas de trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais. Participa de grupos de pesquisa em sistemas rochosos. Organizador do I Simpósio sobre Afloramentos Ferruginosos no Quadrilátero Ferrífero, 2008. Participou de 06 projetos de pesquisa realizados na UFMG. Analista ambiental e perito do MPMG realizando laudos técnicos de processos de licenciamento ambiental em áreas metalíferas e carbonáticas, condomínios verticais/horizontais e na proposta e planejamento de unidades de conservação no Quadrilátero Ferrífero.

Currículo

Guilherme Silvino

Engenheiro Civil Pós-Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e MBA em Gestão Integrada – CREA/MG…

Guilherme Silvino

Engenheiro Civil Pós-Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e MBA em Gestão Integrada – CREA/MG 84851/D. Ampla experiência profissional nas áreas de Infraestrutura e Mineração no trâmite de Regularização Ambiental, estudos ambientais (EIA/RIMA, RCA, PCA, RADA, Relatórios de Outorga), Programas de monitoramento ambiental de água superficial, Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, vistorias, perícias, fiscalização ambiental e elaboração de laudo, notas e pareceres técnicos.

Currículo

Iara Christina de Campos

Especialista em Geoprocessamento – IGC/UFMG (2017). Mestre pelo programa de Pós-graduação em Ecologia, Conservação…

Iara Christina de Campos

Especialista em Geoprocessamento – IGC/UFMG (2017). Mestre pelo programa de Pós-graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre – ICB/UFMG (2013). Graduada em Ciências Biológicas/Bacharelado em Ecologia – ICB/UFMG (2010). Possui experiência em pesquisa na área de Limnologia, Ecologia de campos rupestres e conservação da flora no estado de Minas Gerais. Atualmente dedica-se a estudos de geoprocessamento, análise espacial e sensoriamento remoto aliados ao planejamento e uso de paisagens, e a conservação dos recursos naturais. Registro no Conselho Regional de Biologia – CRBio 76449/04D.

Currículo

Leonardo Mateus P. de Knegt

Mestre em Geografia, área de concentração Análise Ambiental, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015) e…

Leonardo Mateus P. de Knegt

Mestre em Geografia, área de concentração Análise Ambiental, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015) e graduado em Geografia (2012) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalhou como analista de geoprocessamento na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário – SEDA (2015) e Paralelo 19 Gestão de Projetos Ltda (2012). Principais temas de atuação: cartografia, geoprocessamento, sensoriamento remoto e análise ambiental.

Currículo

Luciana Hiromi Yoshino Kamino

Pós-doutora, Doutora e Mestre em Biologia Vegetal pela UFMG (2015/2009/2002) e graduação em Ciências Biológicas …

Luciana Hiromi Yoshino Kamino

Pós-doutora, Doutora e Mestre em Biologia Vegetal pela UFMG (2015/2009/2002) e graduação em Ciências Biológicas pela mesma instituição (1999). Possui experiência em botânica, ecologia vegetal e biologia da conservação. Atualmente é coordenadora de pesquisas e desenvolvimento de projetos e analista ambiental do Instituto Prístino.
Currículo

Mateus Leite Mauro

Geógrafo formado no Centro Universitário de Belo Horizonte – UNIBH. Possui experiência em Licenciamento Ambiental

Mateus Leite Mauro

Geógrafo formado no Centro Universitário de Belo Horizonte – UNIBH. Possui experiência em Licenciamento Ambiental, usando a ferramenta SIG em software de geoprocessamento, que tem com uns dos principais objetivos a aquisição de informações sobre a superfície da terra para mapeamento e avaliação de recursos terrestres e monitoramento ambiental.

Currículo

Rogério Tobias Junior

Doutorando em Antropologia na linha de pesquisa Arqueologia Pré-Histórica pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia da FAFICH/UFMG …

Rogério Tobias Junior

Doutorando e Mestre (2010) em Antropologia na linha de pesquisa Arqueologia Pré-Histórica pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia da FAFICH/UFMG. Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Participou de projetos de pesquisa arqueológica como colaborador do Setor de Arqueologia do MHNJB/UFMG (2007-2015) onde ainda atua  no projeto “Arqueologia dos grafismos rupestres do Espinhaço Meridional” (início em 2019).  Tem experiência em Projetos relacionados ao Licenciamento Cultural (2004-2016). Pesquisador e analista ambiental do Instituto Prístino.  Membro efetivo da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB).

Currículo

Yasmin Maíra Alvarenga

Pós-graduada em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2017); Bacharela em…

Yasmin Maíra Alvarenga

Pós-graduada em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2017); Bacharela em Direito pela Universidade Federal de Viçosa (2014). Inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Estado de Minas Gerais, sob o n°. 155.868.

Currículo

Se inscreva e receba as melhores informações

Contribua

Você pode ajudar nossos projetos a acontecerem

Você pode contribuir para a preservação do meio ambiente e pelo uso racional dos recursos naturais por meio de sua doação aos projetos executados pelo Instituto Prístino.