NOSSA MISSÃO

O Instituto Prístino é uma pessoa jurídica de direito privado sem fins econômicos criado com a missão de desenvolver pesquisas direcionadas em inventariamento, conservação e uso racional do patrimônio natural e ações educativas e de socialização do conhecimento.

Para isso, nossa equipe de pesquisadores realiza diagnósticos ambientais, modelagem da paisagem e desenvolvemos métodos de análise sempre a partir de uma abordagem geoecossistêmica, principalmente em áreas que apresentam megadiversidade biológica, cultural, geológica e histórica. O Instituto Prístino também desenvolve atividades de apoio técnico, de educação ambiental e de capacitação para instituições públicas no Estado de Minas Gerais, Brasil.

Divulgamos o conhecimento científico para a sociedade com o objetivo de promover a discussão sobre a necessidade de conservar áreas que fornecem serviços ambientais, abrigam biodiversidade, geodiversidade e sítios do patrimônio cultural.

NOSSA VISÃO

O Instituto Prístino concentra seus esforços para ser reconhecido pela sociedade como uma organização que executa ações de pesquisa, capacitação, socialização do conhecimento e educação ambiental crítica, que visam contribuir com a conservação e valorização do patrimônio natural e cultural coletivos.

NOSSA HISTÓRIA

O nome do Instituto foi inspirado no vocábulo “Prístina”, que descreve uma paisagem natural intocada, bucólica, sem interferência humana, na qual seus atributos naturais se expressam de maneira plena.

Os fundadores do Instituto Prístino já desenvolviam projetos de pesquisa em áreas com elevada diversidade biológica; ricas em espécies raras e endêmicas; importantes sítios espeleológicos e arqueológicos; e ameaçadas.

O Instituto Prístino possui uma equipe multidisciplinar formada por pesquisadores, técnicos e colaboradores, incluindo pós-graduandos, mestres e doutores.

Nosso símbolo foi inspirado em uma geoforma ferruginosa localizada na região de Ouro Preto, Quadrilátero Ferrífero, conhecida como “Pedra do Vigia”. A figura ao lado descreve a estrutura de nossa logomarca.

Significados da logomarca do Instituto Prístino

No inicio do século passado, o naturalista mineiro Álvaro Astolfo da Silveira já destacava, em suas incríveis publicações, a importância da Pedra do Vigia como registros de fatos históricos, como o uso como abrigo/esconderijo que os quilombolas faziam da geoforma. Atualmente, a Pedra do Vigia integra um conjunto paisagístico tombado pelo município de Ouro Preto e o Instituto Prístino colaborou com informações que integraram a análise do tombamento.

Imagem Pedra do Vigia Prístino

A Pedra do Vigia, Ouro Preto, MG. Destaque para o imenso bloco de itabirito tombado. Foto: Instituto Prístino.

Equipe

Conheça nossa equipe

Caroline Pepinelli dos Santos

Graduanda em Ciências Biológicas – Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui experiência na área…

Caroline Pepinelli dos Santos

Graduanda em Ciências Biológicas – Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui experiência na área da Educação e de Entomologia, com ênfase na ecologia de insetos vetores. Atua em projetos de Educação Ambiental e Divulgação Cientifica.

Currículo

Daniel Fernandes de Figueiredo Silva

Graduando em Ciências Biológicas – Bacharelado pela UFMG. Internacionalista formado pela PUC Minas, Pós graduando…

Daniel Fernandes de Figueiredo Silva

Graduando em Ciências Biológicas – Bacharelado pela UFMG. Internacionalista formado pela PUC Minas, Pós graduando em Gestão Ambiental Integrada (PUC-MG) e Cultura e Educação (FLACSO). Atua no projeto de Elaboração de dados Espeleo/Arqueológicos. 

Currículo

Dayane Caroline Freitas Carvalho

Geógrafa e Mestre em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais pelo Instituto de Geociências da UFMG…

Dayane Caroline Freitas Carvalho

Geógrafa e Mestre em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais pelo Instituto de Geociências da UFMG (2016/2019). Possui experiência em geoprocessamento, análise ambiental e espeleologia. Atualmente é analista ambiental no Instituto Prístino.

Currículo

Eliene Barbosa de Oliveira

Bacharel em Direito pela Faculdade Batista de Minas Gerais ( BH/MG – 2018); Especialização em Contabilidade…

Eliene Barbosa de Oliveira

Bacharel em Direito pela Faculdade Batista de Minas Gerais ( BH/MG – 2018); Especialização em Contabilidade Decisorial com ênfase em Controladoria – Faminas ( Muriaé-MG – 2015); Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Ampla experiência em gestão administrativa e financeira de projetos.

Currículo

Felipe Fonseca do Carmo

Biólogo e Mestre em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem…

Felipe Fonseca do Carmo

Biólogo e Mestre em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Biologia da Conservação, com ênfase em conservação de ecossistemas subterrâneos. Atua em projetos de Geoconservação de sistemas ferruginosos (cangas) e Educação Ambiental. Coordenador de Educação Ambiental e Divulgação Científica.  

Currículo

Flávio Fonseca do Carmo

Doutor e Mestre em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre da UFMG, Bolsista CNPq de doutorado no mesmo…

Flávio Fonseca do Carmo

Doutor e Mestre em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre da UFMG, Bolsista CNPq de doutorado no mesmo programa. Biólogo formado pela UFMG – CRBio 57486/04-D. Desenvolve projetos em Geoconservação de Áreas Metalíferas, Diagnóstico Ambiental e Ecologia Vegetal em Sistemas Rochosos. Atua em Programas de Gestão Pública Ambiental. Organizador de um livro sobre diversidade florística das cangas no Quadrilátero Ferrífero. Autor de 09 artigos publicados em periódicos internacionais e nacionais, 05 capítulos de livros e dezenas de trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais. Participa de grupos de pesquisa em sistemas rochosos. Organizador do I Simpósio sobre Afloramentos Ferruginosos no Quadrilátero Ferrífero, 2008. Participou de 06 projetos de pesquisa realizados na UFMG. Analista ambiental e perito do MPMG realizando laudos técnicos de processos de licenciamento ambiental em áreas metalíferas e carbonáticas, condomínios verticais/horizontais e na proposta e planejamento de unidades de conservação no Quadrilátero Ferrífero.

Currículo

Ítalo Colins Alves

Mestre em Modelagem Matemática e Computacional pelo CEFET/MG (2007), graduado em Estatística pela UFMG (1995)…

Ítalo Colins Alves

Mestre em Modelagem Matemática e Computacional pelo CEFET/MG (2007), graduado em Estatística pela UFMG (1995), especialista em Business Intelligence (BI), Data Analytics e Ciência de Dados (2021), e em Fontes Alternativas de Energia (2021). No Instituto Prístino, atua no CIGA – Centro Integrado de Gestão Ambiental.

Currículo

Jeanine Marie Baraillon

Graduada em Comunicação Social: Relações Públicas, Unicentro Newton Paiva, 1985…

Jeanine Marie Baraillon

Graduada em Comunicação Social: Relações Públicas, Unicentro Newton Paiva Ferreira, 1985.
Pós Graduada em Estudos de licenciamento e impactos ambientais em mineração e grandes empreendimentos pela PUC Minas, 2009.. Técnica de Meio Ambiente formada pelo INAP, 2013.

Currículo

Lara Liz Marques Peixoto e Souza
Graduanda em Antropologia com habilitação em Arqueologia – Bacharelado pela UFMG. Desenvolve projeto…
Lara Liz Marques Peixoto e Souza
Graduanda em Antropologia com habilitação em Arqueologia – Bacharelado pela UFMG. Desenvolve projeto de pesquisa em Arqueologia Histórica com ênfase em cerâmicas Koguei nipo-brasileiras.
Atua em projetos de pesquisa em Arqueologia como estagiária. No Prístino, atua no projeto de Elaboração de dados Espeleo/Arqueológicos.

Currículo

Leonardo Mateus Pfeilsticker de Knegt

Geógrafo e Mestre em Geografia e Análise Ambiental pela UFMG. Possui experiência em geoprocessamento e análise ambiental…

Leonardo Mateus Pfeilsticker de Knegt

Geógrafo e Mestre em Geografia e Análise Ambiental pela UFMG. Possui experiência em geoprocessamento e análise ambiental. Atualmente é geógrafo no Instituto Prístino atuando no projeto de apoio técnico ao NUGEO – Núcleo de Geoprocessamento do Ministério Público do Estado de Minas Gerais.

Currículo

Luciana Hiromi Yoshino Kamino

Pós-doutora, Doutora e Mestre em Biologia Vegetal pela UFMG (2015/2009/2002) e graduação em Ciências Biológicas …

Luciana Hiromi Yoshino Kamino

Pós-doutora, Doutora e Mestre em Biologia Vegetal pela UFMG (2015/2009/2002) e graduação em Ciências Biológicas pela mesma instituição (1999). Possui experiência em botânica, ecologia vegetal e biologia da conservação. Atualmente é coordenadora de pesquisas e desenvolvimento de projetos e analista ambiental do Instituto Prístino.

Currículo

Rogério Tobias Junior

Doutorando em Antropologia na linha de pesquisa Arqueologia Pré-Histórica pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia da FAFICH/UFMG …

Rogério Tobias Junior

Doutorando e Mestre (2010) em Antropologia na linha de pesquisa Arqueologia Pré-Histórica pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia da FAFICH/UFMG. Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005).  Tem experiência em Projetos relacionados ao Licenciamento Cultural (2004-2016). Pesquisador e analista ambiental do Instituto Prístino.  Membro efetivo da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB).

Currículo

Yasmin Maíra Alvarenga

Pós-graduada em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2017); Bacharela em…

Yasmin Maíra Alvarenga

Pós-graduada em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2017); Bacharela em Direito pela Universidade Federal de Viçosa (2014). Inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Estado de Minas Gerais, sob o n°. 155.868.

Currículo

Se inscreva e receba as melhores informações

Contribua

Você pode ajudar nossos projetos a acontecerem

Você pode contribuir para a preservação do meio ambiente e pelo uso racional dos recursos naturais por meio de sua doação aos projetos executados pelo Instituto Prístino.