DEIXE SEU E-MAIL PARA MAIS NOVIDADES

Atlas Digital Geoambiental do Instituto Prístino: Geotecnologia a Serviço do Conhecimento Técnico e Científico

O Instituto Prístino é uma instituição do Terceiro Setor, criada em 2012, com a missão de desenvolver pesquisas direcionadas em inventariamento, conservação e uso racional do patrimônio natural e ações educativas e de socialização do conhecimento. Divulgamos os conhecimentos técnico e científico para a sociedade com o objetivo de promover a discussão sobre a necessidade de conservar áreas que fornecem serviços ambientais, abrigam biodiversidade, geodiversidade e sítios do patrimônio cultural. 

Dentre os nossos produtos, temos o Atlas Digital Geoambiental, que disponibiliza bases cartográficas, compiladas de dados oficiais de diversas fontes, como órgãos públicos, parcerias com Institutos de Pesquisa, publicações científicas, entre outros. O Atlas Digital Geoambiental desenvolvido pelo Instituto Prístino é uma ferramenta do tipo webgis. Esta ferramenta é um sistema de informação geográfica executado na internet, sem a necessidade de instalação de programas no computador, capaz de exibir as camadas de dados espaciais e de fazer análises, de forma ágil e amigável para o usuário. Além disso, o usuário pode escolher e fazer download das mais de 100 camadas ambientais, seja no formato shapefile ou em kml.

Figura 1 – Acesso ao Atlas Digital Geoambiental do Instituto Prístino com os cinco aplicativos para acesso aos usuários: Municípios de Minas Gerais, Sinclinal Moeda e os Geossistemas Ferruginosos: Vale do Peixe Bravo, Quadrilátero Ferrífero e Serra da Serpentina – Morro do Pilar. Disponível em https://institutopristino.org.br/atlas/

Em junho deste ano, nós publicamos a notícia “Atlas Digital Geoambiental: ideia, história e prestação de serviço à sociedade”, em que divulgamos os quase 20 mil acessos e cerca de 50.000 downloads de camadas espaciais, oriundos de diversas cidades do Brasil no intervalo de apenas um ano (entre 2019 e 2020). Baseado nesses números foi possível avaliar a importância da ferramenta como um serviço prestado à sociedade.

Com o objetivo de medir o quanto este serviço é utilizado pela sociedade foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o uso do Atlas Digital Geoambiental por meio do Google (Google.com.br) e Google Acadêmico (scholar.google.com.br). Priorizou-se a consulta às publicações técnicas e científicas produzidas por instituições públicas e instituições do terceiro setor. Para o levantamento bibliográfico, utilizaram-se as seguintes palavras-chave e termos-chave: “atlas digital geoambiental”, “Instituto Prístino”, “institutopristino.org.br/atlas”. Após a realização das buscas, cada resultado foi consultado quanto ao uso da ferramenta para então compor o banco de dados bibliográfico. Foram encontradas 43 publicações, as quais foram agrupadas em 16 artigos científicos, seis dissertações de mestrado, cinco relatórios técnicos, quatro teses de doutorado, quatro publicações de eventos científicos, duas cartilhas, três capítulos de livros, um artigo opinativo, uma monografia de graduação e um livro (Quadro 1). Os estudos foram publicados no período entre 2016 a 2020, e a maioria foi no ano de 2019. As publicações representaram resultados de projetos de pesquisas e trabalhos técnicos desenvolvidos por 22 instituições públicas e privadas (Tabela 1).

Tabela 1 – Lista das Instituições que realizaram pesquisas e trabalhos técnicos utilizando o Atlas Digital Geoambiental do Instituto Prístino.

Os grandes temas abordados foram Ecologia, Botânica, Zoologia, Biotecnologia, Microbiologia, Hidrologia, Saúde, Turismo, Geografia, Engenharia Florestal, Ciências Agrárias, Geologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica e Agrimensura. A maioria das publicações utilizou o Atlas Digital Geoambiental para definir e espacializar a área de estudo (Figura 2); e montar a base de dados (i.e. levantamento de Unidades de Conservação da esfera municipal, Figura 3).

Imagem de satélite da região do Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais, com indicação das bacias hidrográficas, elaborada com os dados do Atlas Digital Geoambiental.
Figura 2 : Imagem compilada na íntegra de Bitencourt et al. 2020 (p. 250) em que ilustra a distribuição de plantas ameaçadas de extinção por mineradoras mostrando áreas afetadas pela exploração de minério de ferro no Quadrilátero Ferrífero Minas Gerais, Brasil. A. Distribuição de espécies vulneráveis (círculos amarelos), ameaçadas (laranja) e criticamente ameaçadas (vermelhas) de plantas vasculares e densidade de empresas de mineração (baixa a alta: roxo – vermelho – branco) (banco de dados do Instituto Prístino: https: / /www.institutopristino.org.br/atlas/geossistemas-ferruginosos-do-brasil/quadrilatero-ferrifero/baixe-os-arquivos-shp-e-kml/, acessado em 28 de agosto de 2019); as linhas vermelhas mostram as bordas das bacias hidrográficas.
Figura 3: Imagem compilada na íntegra de Pinto et al. 2019 (p. 36) em que ilustra os Complexos de unidades de conservação municipais no entorno de parques estaduais em Minas Gerais.

Então, se a sua área de estudo está dentro de Minas Gerais, veja em nosso Atlas se existe alguma camada ambiental ou ferramenta que possa somar ainda mais nos seus resultados! Venha para a comunidade de usuários do Atlas Digital Geoambiental do Instituto Prístino! Estamos sempre engajados em melhorar as ferramentas e disponibilizar camadas. Acesse o Atlas Digital do Instituto Prístino e confira as diversas camadas que estão disponibilizadas. Destacamos que todas as camadas representam informações públicas, cabendo ao Instituto Prístino a compilação dos dados, de forma a facilitar o acesso da sociedade.

A ferramenta Atlas Digital Geoambiental lhe foi útil? Precisou de uma camada e ainda não a encontrou no Atlas? Visite nosso Facebook e Instagram e conte como você utilizou o Atlas e os dados disponibilizados, deixe seu depoimento para podermos compartilhar.

Para manter a gestão e manutenção do Atlas Digital – que inclui o armazenamento das camadas espaciais, a licença do software e a dedicação da equipe técnica – contamos com a colaboração de nossos usuários. Caso tenha interesse em realizar uma doação em qualquer valor, acesse https://www.institutopristino.org.br/faca-uma-doacao/ para saber mais.