Prezados participantes, palestrantes, grupo assessor do Pan do faveiro-de-wilson, equipe de apoio e instituições de apoio e fomento,
Ao cumprimenta-los, a Comissão Organizadora formada pelos representantes do Instituto Prístino, Sociedade dos Amigos da Fundação Zoo-Botânica, Universidade Federal de Minas Gerais e Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica da Prefeitura de Belo Horizonte vem agradecer a participação de todos para o sucesso do simpósio “Desafios na conservação de plantas raras: o caso das espécies de Dimorphandra”.
O evento alcançou os objetivos graças a participação de todos que enriqueceu as nossas discussões relacionadas ao conhecimento científico produzido sobre as espécies do gênero de Dimorphandra; as dificuldades sobre os projetos de conservação da flora e levantar quais seriam os novos desafios a serem enfrentados na conservação da flora nativa do Brasil. Sobre este assunto, destacamos alguns temas importantes, como: a continuidade das pesquisas científicas; a implementação de instrumentos de conservação na região de ecótono entre os domínios da Mata Atlântica e Cerrado; o estimulo de parcerias entre as associações do terceiro setor e a continuidade por eventos de divulgação do conhecimento científico.
Foram realizadas 14 palestras e quatro seções de discussões abertas aos participantes. Participaram do evento 175 inscritos entre pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação, profissionais autônomos, funcionários e servidores públicos. As instituições estavam representadas em maior parte pelo poder público associados à ensino e à pesquisa, pelo poder executivo (municipal, estadual e federal), indústria e empresas de serviços, além das instituições do terceiro setor.
O evento foi gratuito, o que facilitou a participação ao vivo de diversos interessados em Biologia da Conservação. Mesmo após o final do evento, nós ainda estamos contabilizando novas visualizações: Por exemplo, no momento do fechamento desta carta de agradecimento, nós estamos com uma média de 265 visualizações por dia, entre o mínimo de 196 e o máximo de 422 visualizações.
O evento encontra-se disponível no canal do YouTube “Flora em debate” nos seguintes endereços:
- Planos de ação para conservação da Flora:
https://www.youtube.com/watch?v=P_ogDLZKo70
- Apoio e Fomento à Projetos de conservação da Flora:
https://www.youtube.com/watch?v=MqHmmf1ZdJg
- Pesquisas em espécies ameaçadas da flora do Brasil:
https://www.youtube.com/watch?v=fexeNLfyylI
- Novos Caminhos na Conservação e Manejo de Dimorphandra:
https://www.youtube.com/watch?v=UVX2EVwNt80
- Palestra Bônus: Panorama do Programa de Conservação do Faveiro-de-wilson e do PAN Faveiro-de-Wilson realizada pelo Fernando M. Fernandes:
https://youtu.be/lffr0ukeggY
Lançamento da cartilha
Durante o evento, nós tivemos a oportunidade de lançar a Cartilha: “Preservando os Raros Faveiros”. A cartilha tem como objetivo divulgar (para o público amplo) as informações sobre os faveiros, as pesquisas e ações para a conservação das espécies. A publicação está disponível para download no seguinte link: https://prefeitura.pbh.gov.br/sites/default/files/estrutura-de-governo/fundacao-de-parques-e-zoobotanica/zoo-botanica/preservando-os-raros-faveiros-fpmzb-2020-para-e-book.pdf
Nossos agradecimentos especiais aos palestrantes pela paciência, capricho e didática em suas apresentações. Destacamos que todos os convidados trouxeram o que tinham de mais moderno sobre os instrumentos e as práticas de conservação no país; apresentaram as mais diversas ações de apoio, colaboração e fomento; apresentaram os resultados das pesquisas científicas e as aplicações na conservação dos faveiros, e discutiram os novos caminhos na conservação. Cabe destacar ainda, a interação e a troca de experiências entre os palestrantes e o público. Em todos os dias, recebemos contribuições importantíssimas dos participantes, os quais extrapolaram o tempo planejado com discussões sobre o tema do dia. Isso significa que o público ficou interessado com as discussões relacionadas à conservação.
Gostaríamos de compartilhar com vocês, que nós superamos todas as nossas expectativas na proposta do projeto Manejo e Proteção do Faveiro-de-Wilson (Dimorphandra wilsonii). O nosso trabalho não terminou com o fim do simpósio. Nós da Comissão Organizadora estamos preparando um documento técnico contendo todas as contribuições apresentadas durante o simpósio para ser apresentado ao Grupo Assessor do Plano de Ação Nacional para Conservação do Faveiro-de-Wilson. Este documento terá como objetivo apresentar os novos caminhos para a conservação dos Faveiros. Esperamos divulga-lo em breve.
Novamente, vimos agradecer e desejar muita saúde e um 2021 melhor para todos!
Comissão Organizadora do Simpósio Desafios na Conservação de Plantas Raras: O Caso das Espécies de Dimorphandra [email protected]