DEIXE SEU E-MAIL PARA MAIS NOVIDADES

21 de Setembro – Dia da Árvore

O dia 21 de setembro foi escolhido para comemorar o dia da árvore e divulgar a importância dela e da conservação das florestas, como incentivo à proteção do meio ambiente.

Neste ano, vamos falar sobre o faveiro-de-wilson (Dimorphandra wilsonii Rizzini), uma espécie arbórea, rara e Criticamente em Perigo de extinção (Figura 1). Os únicos exemplares dessa árvore no mundo são encontrados na área de transição entre o Cerrado e Mata Atlântica, Região Central do estado de Minas Gerais. As principais ameaças são a expansão urbana e o desmatamento de seu habitat para produção de carvão e madeira.

Figura 1 – Faveiro-de-wilson (Dimorphandra wilsonii). Espécie endêmica do estado de Minas Gerais e Criticamente em Perigo de extinção. Autor da foto: Fernando M. Fernandes

Diante desse cenário, foi criado o  PAN “Plano de Ação Nacional para a Conservação do Faveiro de Wilson (Dimorphandra wilsonii Rizzini)” sob a coordenação do Centro Nacional de Conservação da Flora – CNCFlora/Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro – JBRJ e do Jardim Botânico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte – FZB-BH, e a colaboração de mais de 15 instituições, incluindo o Instituto Prístino. O PAN do faveiro-de-wilson tem como objetivo reunir todas as informações técnicas e científicas disponíveis sobre a espécie. O PAN também tem o objetivo de levantar as ações para reverter ameaças e promover pesquisas para suprir lacunas de conhecimento sobre a espécie e seu hábitat. Clique aqui para saber mais sobre o PAN do faveiro-de-wilson.

Após cinco anos de execução, o PAN do faveiro-de-wilson está chegando ao fim. Muitas ações foram executadas com vistas a:

  • criar incentivos e/ou reformular políticas públicas para mitigação e compensação das ameaças e para proteção das populações de Dimorphandra wilsonii
  • integrar instituições governamentais, não governamentais, iniciativa privada e comunidades locais nas ações para a conservação de Dimorphandra wilsonii e promover ações educativas sobre a sua proteção e conservação nas áreas de ocorrência da espécie
  • ampliar e difundir o conhecimento sobre Dimorphandra wilsonii e aplicá-lo em sua conservação
  • ampliar e proteger as populações de Dimorphandra wilsonii e combater e/ou mitigar as ameaças incidentes em sua área de ocorrência (Figura 2).
Figura 2 – Folhetos de divulgação com informações sobre o faveiro-de-wilson (Dimorphandra wilsonii).

Aguardem por novidades! Estamos organizando um evento para divulgar os resultados das ações do PAN do faveiro-de-wilson. O evento “Flora em Debate” será on-line e terá como objetivo promover o debate sobre os desafios enfrentados na conservação da flora nativa brasileira. 

Cadastre seu email e nos acompanhe nas redes sociais para ficar sabendo de todas as novidades!