O ano de 2020 está sendo, até o momento, o mais chuvoso dos últimos anos, com destaque para Minas Gerais e a cidade de Belo Horizonte, em que tivemos o janeiro de maior precipitação da série histórica. Mas agora, o fim do mês de março traz consigo a chegada do outono.
É um belo horizonte, é uma febre terçã
São as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no teu coração
(Antônio Carlos Jobim)
Em meio a todas as informações relacionadas às chuvas vemos diversos conceitos e colocações que, muitas vezes, desconhecemos. Qual é a definição de Tempo? De Clima? De Precipitação?
Tempo e Clima
Tempo e clima são muitas vezes utilizados como sinônimos, mas não são. O tempo é a condição atmosférica em momento e local. Quando falamos de tempo indicamos a condição atual da atmosfera e as principais medidas registradas são as de temperatura, umidade, pressão atmosférica, precipitação e vento. Tais medidas são coletadas em Estações Meteorológicas distribuídas pelo país (Figura 1). É possível realizar a previsão do tempo, através de observações de satélites radar e dados estatísticos para os 5 dias seguintes, com uma margem de acerto alta.
O clima é a medida do tempo em um intervalo de anos, que seja suficiente para definir características padrão de uma dada região. As medidas são feitas diariamente ao longo de, no mínimo, 30 anos para que se possa definir o clima, segundo recomendação da Organização Mundial de Meteorologia (OMM). Atualmente temos, no Brasil, duas séries históricas e que são tecnicamente chamadas de normais climatológicas. Estas foram elaboradas para dois intervalos um de 1931-1960 e outro de 1961-1990 (Figura 2).
Chuva ou Precipitação
Chuva ou precipitação? A precipitação abarca diferentes tipos de transferências de água da atmosfera para a superfície que podem ocorrer de várias formas: chuva, neve, granizo, orvalho e geada. No caso do sudeste brasileiro e no Brasil como um todo, o evento mais comum é a chuva. O gráfico da Figura 3 mostra a precipitação do tipo chuva para a estação pluviométrica de Pampulha-Belo Horizonte, no mês de janeiro de 2020.