Em 30/11/2022, ocorreu* a desativação dos Atlas Digitais do Quadrilátero Ferrífero, Serra da Serpentina/Morro do Pilar e Vale do Rio Peixe Bravo, mantidos pelo Instituto Prístino.
A desativação é fruto de uma reorientação em nossa estratégia de disponibilização desta importante ferramenta Webgis que já beneficiou gratuitamente e diretamente, mais de 100.000 usuários!
Esta reorientação visa diminuir os custos operacionais da ferramenta sem que seja necessário tirá-la integralmente do ar.
A manutenção do Atlas Digital Geoambiental tem custos elevados! Mantê-lo livre e de acesso gratuito tem sido um desafio. Atualmente, cada acesso ao Atlas custa em torno de R$ 0,90 (noventa centavos de real), e o Atlas recebe mais de mil acessos por mês!
Assim, desde 30/11/2022, não é mais possível navegar no aplicativo ou visualizar as camadas nos Atlas do Quadrilátero Ferrífero, Serra da Serpentina/Morro do Pilar e Vale do Rio Peixe Bravo.
Entretanto, você poderá baixar os arquivos Shapefile e KML disponibilizados nestes três Atlas até o dia 31/12/2022.
Manutenção do Atlas Municípios de Minas Gerais e do Sinclinal Moeda
Apesar da desativação anunciada dos Atlas Digitais , manteremos o Atlas Digital Geoambiental dos Municípios de Minas Gerais e do Sinclinal Moeda, disponível para consulta e navegação. Com isso, porém, necessitamos de apoio financeiro para que esta ferramenta continue funcionando de forma autônoma e atualizada.
Novo objetivo desbloqueado: faça uma doação e nos ajude a evitar que nosso Atlas desapareça!
Após vários anos de atividade e mais de 100.000 usuários atendidos, vamos realizar algumas modificações no Atlas Digital Geoambiental. Os custos para manutenção do Atlas tem se tornado cada vez mais altos. Por outro lado, tem sido cada vez mais difícil incorporar recursos financeiros para o Atlas em novos Projetos do Instituto Prístino. As despesas para manter os Atlas Digitais funcionando envolvem:
- a hospedagem do nosso site;
- a hospedagem dos aplicativos de mapa dos Atlas;
- a assinatura anual dos serviços de geoprocessamento online;
- a aquisição periódica de créditos de hospedagem das camadas;
- os custos de mão-de-obra para atualizar as camadas frequentemente.
Não tem sido possível mantê-lo com os projetos e poucas doações que temos recebido.
Por isso, pedimos o seu apoio!
Se o Atlas lhe é útil e/ou você acredita que o livre acesso à informação geográfica é fundamental na atuação socioambiental e na garantia de um futuro ambientalmente equilibrado, faça uma doação de qualquer valor através do Pagseguro ou Paypal.
- Este post foi atualizado em 01/12/2022.